domingo, 5 de julho de 2020

Maria Lígia Stupelli Amaral: uma mulher de Deus, expressão da pura caridade: homenagem póstuma!

 

Nascida no dia 17 de novembro de 1947, na cidade de Campinas/SP, morou por toda a vida na região central de Sumaré/SP.

Filha de José Stupelli e de Isabel dos Reis Stupelli, Maria Lígia era filha única; no dia 30 de junho de 1962 se casa com Osvaldo Pereira do Amaral, com quem tem quatro filhos: Czar Pereira do Amaral, Osvaldo Pereira do Amaral Filho, José Eduardo Pereira do Amaral e Isabel Cristina dos Reis Amaral.

Desde adolescente exercia atividades beneficentes; após o casamento auxiliava permanentemente a obra dos Vicentinos, ação benemérita católica, com a intenção de mitigar o sofrimento dos mais pobres de nosso município.

Na década de 70, visionária e empreendedora, ela implantou uma empresa têxtil na cidade, “Têxtil Dória Ltda.”, na Rua Antônio do Valle Mello, no centro de Sumaré, estabelecimento comercial e industrial que a permitiu empregar grande quantidade de jovens e de pais e mães chefes de família.

Sua vida foi marcada pela simplicidade e religiosidade; filantrópica e caridosa, por natureza, ela é tida como uma das mulheres com o maior número de afilhados e afilhadas de Batismo, de Primeira Comunhão, Crisma e de Matrimônio, segundo documentos da Paróquia Matriz de Sant’Ana de Sumaré, além de registros das Paróquias adjacentes ao nosso município, de acordo com dados da Arquidiocese de Campinas.

Com muita frequência, aos finais de semana, ela, acompanhada do marido e dos filhos, fazia visitas constantes aos afilhados e as pessoas mais carentes, sempre conduzindo um presente, uma lembrança ou mantimentos para atender os mais necessitados. Seu ideal de vida era o amor ao próximo, o auxílio ao idoso e doente e o amor imensurável pelas crianças.

Com a permissão de Deus, Nosso Eterno Criador, ela nos deixou no dia 27 de junho de 2015, trazendo aos corações de tantos que ela amou e ajudou muitas saudades e recordações que o tempo e a distância jamais irão apagar.

Obs. 1: 

Texto escrito pelo seu afilhado mais velho, Prof. Benê França, a quem ela alimentou, amou, vestiu e educou. Entre tantos ensinamentos concedidos, um mais nos chamou a atenção:  que só há um caminho que conduz aos céus e à felicidade plena, a caridade, pois, segundo Maria Lígia, com confirmação bíblica, só a caridade é a perfeição:

“Acima de tudo, no entanto, revesti-vos do amor que é o elo da perfeição”

(Carta de São Paulo Apóstolo aos Colossenses, capítulo 3º, verso 14).

 

Obs. 2: 

Este texto foi lido no Plenário da Câmara Municipal de Sumaré/SP, pelo Vereador Geraldo Medeiros da Silva (PT/SP), ex-aluno deste docente na EE Profa. Maria Ivone Martins Rosa, a quem hoje agradecemos pela honra concedida, conforme dito, com a nomeação de uma Rua, no Distrito de Nova Veneza. 

O que até então ninguém sabia é que, após assinar a documentação pela Caixa Econômica Federal, em função de receber um Apartamento no Condomínio “Residencial Águas de Santa Bárbara”, pelo Programa do Governo Federal denominado "Minha Casa, Minha Vida", em uma Terça-feira, 23 de junho de 2015, Maria Lígia passou mal, foi socorrida pelos familiares e internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jd. Macarenko, em Sumaré, e, infelizmente, no Sábado, dia 27, falece. 

Quando o Vereador Geraldo Medeiro, por meio de Decreto Municipal assinado pela Prefeita Cristina Carrara (PSDB/SP), concede o nome da Rua 1 como “Rua Maria Lígia Stupelli Amaral”, nem ele nem nós sabíamos que, a rua nomeada, seria a residência onde Maria Lígia moraria, se não tivesse falecido. Coincidência? Não. 

Isso se chama “Providência Divina”. 

Glória a Deus nas Alturas.


Obs.: 3: 

Essa bela história é narrada, com outros elementos de imagens e áudios, no Canal do YouTube do Prof. Benê França (https://www.youtube.com/beneditolucianoantunesdefranca). 

Assista o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=JWntXqGM7Xw


Nenhum comentário:

Como aplicar algumas Normas da ABNT nas atividades profissionais do dia a dia

 A fim de auxiliar estudantes e docentes na compreensão e na aplicação das Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), partic...