“Eidos”, “Idea”, expressões para designar visão, ideia, uma representação mental da coisa abstrata ou concreta, uma abstração acerca da realidade ou sobre componentes dela. O mais brilhante aluno do filósofo Sócrates concebe a realidade através da ideia, princípio basilar de seu pensamento.
Segundo Aristocles (428-348 a. C), universalmente
conhecido como Platão - devido ao seu aspecto robusto -, as ideias são formas,
modelos perfeitos ou paradigmas, eternos e imutáveis, que transcendem a
realidade material e que visam fundamentar a compreensão do real. Enquanto a
corrente filosófica materialista recorre aos sentidos humanos e a experiência prática
para captar o real, Platão concebe o mundo sensível como derivante das ideias;
tudo aquilo que existe e que se vê seria um simulacro da verdadeira realidade,
a “essência”, aquilo que faz algo ser o que é, do ser, termo que ele empresta de
Parmênides.
Há diversas vertentes de
pensamento que vão redefinir as obras escritas por Platão com diferentes
contribuições, interpretações e olhares. Uma delas, influenciada, sobretudo,
pela releitura dos pensadores da Renascença, dirá que, para o autor de “A
República”, o mundo é concebido de duas formas: a primeira, o mundo sensível,
resulta da observação empírica e da captação do real pelos sentidos; a segunda,
o mundo inteligível, define-se como uma realidade supra-sensível,
meta-empírica, que vai além daquilo que se vê, ouve, enxerga, tateia ou que se saboreia;
na verdade, segundo ele, toda experiência humana apenas seria uma recordação do
mundo inteligível.
Portanto, para Platão, o real é
apenas uma representação de algo que previamente existia na forma de essência,
no “Mundo das ideias”, o "Hiperurânio", local de habitação de nossa eterna alma.
Tudo aquilo que, de fato, existe seria uma cópia imperfeita daquilo que
eternamente existiu como essência. Ademais, para Platão, a ideia de Bem, assim
como o Sol, deve ser o fundamento da existência humana, sobretudo do amante do
saber.
O protagonista da Filosofia
Idealista instalou sua escola filosófica, a Academia, em Atenas, e tornou-se
historicamente conhecido como o inventor do diálogo e da dialética como
instrumentos filosóficos.
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